Atualização do Sistema Giz

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

Por que atualizar?

A AIX Sistemas procura sempre aprimorar a qualidade de seus produtos através de constantes atualizações nos mesmos visando adequar-se às necessidades de um mercado cada vez mais competitivo. Tal processo de melhoria contínua se dá não somente em função de eventuais falhas encontradas no sistema, mas também, e sobretudo, por sugestões colhidas juntos aos clientes, os quais repassam suas necessidades, de forma a tornar os produtos da AIX adaptáveis à realidade das instituições de ensino.


É importante ter em mente o quão importante é manter as versões atualizadas. Os motivos para isso são os seguintes:


- Ter acesso às novas funcionalidades implementadas. Há casos em que uma funcionalidade implementada em resposta à solicitação de um determinado cliente pode atender às necessidades de outro;


- É possível que falhas com as quais algum usuário esteja se defrontando, e que venham a motivar algum contato com o setor de suporte da AIX, já tenham sido resolvidas na versão atualmente disponibilizada. Portanto, ao manter a versão atualizada o cliente ganha tempo em seus processos, evitando perdê-lo num contato com o suporte cuja motivação tenha se dado por causa de um erro já solucionado na versão atual.


Toda versão do Giz é identificada por um código alfa-numérico. Por exemplo versão 3.57.


Por exemplo, para a versão 3.57.0, a composição do código da versão é o seguinte:


3.57 - Número da versão;


0 - Sufixo que indica que se trata de uma versão evolutiva, ou seja, uma versão na qual foram incorporados novos recursos oriundos de sugestões de clientes e/ou da própria AIX. No lugar do 0 poderia haver 1, 2, 3 e assim sucessivamente, o que indicaria uma versão corretiva, isto é, uma versão cuja confecçao fora motivada pela necessidade de correção de alguma falha na versão evolutiva anterior. Assim, a versão 3.57.1 seria a corretiva da versão evolutiva 3.57.0.


Quando atualizar?

A indagação que fica é a seguinte: quando a versão deve ser atualizada?


Sempre que uma nova versão evolutiva ou corretiva for liberada, o cliente é avisado pelo gerente do setor de GRC (Gestão de Relacionamento com o Cliente) da AIX via e-mail.


A periodicidade da liberação de novas versões vai depender das demandas relativas às correções feitas na versão e daquelas decorrentes dos pedidos de alteração dos clientes. Em outras palavras, não há uma periodicidade fixa ou pré-determinada para que novas versões sejam liberadas, pois a liberação depende das necessidades de correções e alterações.


O recebimento do e-mail enviado pelo setor de GRC é o sinal verde para que o cliente atualize sua versão. Tão logo o tenha recebido, é necessário atualizá-la o mais rápido possível, tomando o cuidado de seguir as orientações que constam no documento AIX Informa.


Como atualizar?

Passo 1

Descobrindo onde está o arquivo TABINST.DB (tabela de instituições)


Antes de atualizar a versão do Giz é necessário saber em qual máquina se encontra o arquivo correspondente à tabela de instituições (TABINST.DB). Para obter tal informação é necessário abrir o BDE Administrator (Borland Database Engine Administrator). Abre-se o BDE através do menu Iniciar | Programas | Giz for Windows | BDE Administrator.


Tela inicial do BDE.jpg


Uma vez dentro do BDE, clica-se sobre a aba Configuration. Feito isso expande-se a opção Configuration clicando-se no sinal de + e em seguida faz-se a expansão dos itens Drivers e Native. Feito isto, no canto esquerdo da tela aparecerão alguns itens de configuração. O único que nos interessa é o item NETDIR.


Tela do tabinst com caminho do NET DIR.jpg


O conteúdo da propriedade NETDIR nada mais é do que o caminho da pasta onde está o arquivo TABINST.DB. Assim sendo, deve-se ir à pasta onde o mesmo se encontra e abrí-lo. O arquivo que abre o TABINST.DB é o DATABASE DESKTOP. Para abrir o TABINST basta clicar sobre o mesmo com o botão direito do mouse e em seguida escolhar a opção Abrir com em em seguida escolher DATABASE DESKTOP, tal como ilustrado na figura abaixo.


Tela abrir com.jpg


Com o TABINST.DB aberto é possível saber qual pasta corresponde aos arquivos do dicionário de dados (SYS). Tal informação está disponível na coluna INS_PATH_SYS do TABINST. A visualização do TABINST.DB através do DATABASE DESKTOP é ilustrada pela figura abaixo.


Tela do tabinst.jpg


Passo 2

Atualizando a pasta SYS (dicionário de dados)


Para que a estrutura das tabelas do banco de dados esteja em conformidade com a versão do Giz, nao basta atualizar o executável, é necessário atualizar também a pasta SYS. Para baixar o arquivo de atualização da pasta SYS, é necessário acessar o item Atualização - Cliente On-line e clicar sobre o link que se encontra no campo Arquivo SYS.


Cliente online sys.jpg


O arquivo deve ser salvo na pasta SYS utilizada pela instituição. O caminho da mesma é informado na coluna INS_PATH_SYS do arquivo TABINST.DB, conforme foi informado na seção anterior. Uma vez salvo o arquivo nesta pasta, basta descompactá-lo dentro da mesma.


OBSERVAÇÃO:

Antes de descompactar o arquivo de atualização do SYS que fora baixado do CLIENTE ON-LINE, é necessário certificar-se de que não há nenhuma sessão do GIZ aberta, ou seja, ninguém pode estar usando o GIZ no momento em que for feita a descompactação do arquivo.


Passo 3

Atualizando o executável do GIZ


Da mesma forma como fora baixado o arquivo de atualização do SYS, é necessário acessar a Atualização - Cliente On-line e clicar sobre o link para iniciar o download do arquivo.


Cliente online executavel.jpg


O arquivo deve ser salvo na pasta onde se encontra o executável que está sendo utilizado. Por padrão, o executável fica na pasta C:\Arquivos de programas\GIZ for Windows.


ATENÇÃO:

Cada computador/terminal da rede que utilizar o GIZ tem o seu executável.Assim sendo, é necessário repetir esta operação de atualização do executável do GIZ em cada terminal que o utilize.


UNIQ627438de19f60a91-youtube-00000000-QINU



Passo 4

Entrando no GIZ e rodando uma atualização


Uma vez atualizados o SYS e os executáveis, é necessário ainda atualizar a estrutura das tabelas, bem como seus campos. Tal operação é feita no Módulo Básico, no menu Utilitários | Atualização de banco de dados.

Tela inicial da atualizacao.jpg


Ao abrir esta tela uma mensagem informa que nenhum usuário pode estar com o sistema aberto. Assim sendo, peça a todos que estiverem com o sistema aberto no momento para fecharem-no. Feito isto, basta clicar no botão OK e aguardar o término do processamento.


OBSERVAÇÃO:

Caso algum erro ocorra durante o andamento da atualização, clique sempre na opção "Abortar" e em seguida entre em contato com o setor de suporte para que o mesmo verifique o problema.


No fim do processamento, uma mensagem Concluído com sucesso! aparece na tela. Tal evento indica que a atualização foi feita de forma satisfatória.


Atualizacao concluida.jpg


ATENÇÃO:

A atualização é feita uma só vez e pode ser feita em qualquer terminal que esteja com o executável do GIZ atualizado.

Passo 5

Rodando as correções


Além das atualizações descritas no Passo 4, também é necessário rodar algumas correções. À partir da versão 3.60 as correções já são rodadas automaticamente logo após de realizado o logon no Giz. Contudo, pode ocorrer das correções não rodarem automaticamente ao logar. Se isto ocorrer, é necessário que as correções sejam rodadas manualmente. Tal será feito no Módulo Básico no menu Utilitários | Correções de Versão.


Menu correcao.jpg


Nesta tela, devem ser marcadas todas as opções e depois clicar no botão OK e aguardar o processamento.


Tela correcoes.jpg


O término do processamento da correção marca o fim do processo de atualização.


OBSERVAÇÃO:

Tal como a atualização, a correção também é feita uma só vez e pode ser executada em qualquer terminal que esteja com o executável do GIZ atualizado.